sábado, 1 de junho de 2013

Nosso verdadeiro templo

Realmente, a religião de Umbanda é uma religião diferenciada. Por todas em que passei antes de conhece-la nunca encontrei nada igual. Depois de nos tornarmos Umbandista, uma simples visita a praia não é só um momento de descontração. Mesmo sem estar com os irmãos de fé, antes de entrar no mar reverenciamos o oceano que hoje sabemos é um orixá vivo e quando entramos em suas águas pedimos que nos purifique e leve toda energia negativa, renovando nossas forças. É um momento sagrado.



Ao depararmos com uma mata, conseguimos escutar as varias vozes de nossas divindades. Pedimos licença pois aquela mata não é mais um simples amontoado de plantas. Ali é nosso verdadeiro terreiro. Ali é nosso verdadeiro templo pois tudo que é de mais sagrado está contido naquele lugar. Logo que adentramos, escutamos os pássaros cantando dando as boas vindas. Ao longo do caminho uma verdadeira farmácia natural. As arvores nos presenteiam com sua sombra como mãos zelosas de uma mãe preocupada. Cachoeiras, verdadeiros pontos de reenergização. Pedreiras, cumes, flores, perfumes, cores. Simplesmente a casa dos Orixás. 

Ficamos espantados como cada momento que antes passava tão despercebido, agora são verdadeiras experiencias religiosas e pensamos como a Umbanda pode trazer isso de volta sem que nem percebêssemos.

Mas a Umbanda não se resume somente ao que é "natural". Andando pelas ruas, as encruzilhadas não são mais simplesmente ruas que se cruzam. Os cemitérios passam a ser mais que simples locais de repouso do corpo já sem vida. Parece que tudo fica mais sagrado. Começamos a ver o mundo de outra forma.

A Umbanda nos ensina a ver o obvio. Que tudo é sagrado. Tudo faz parte de Deus. A Umbanda abre nossos olhos para o pensamento mais logico. "A TERRA É SAGRADA". Afinal, é nosso planeta, é nossa casa. É onde moramos. É nossa historia. Onde estão as forças que cultuamos. E é por esse "simples detalhe" que temos que cuidar muito bem do nosso planeta. Ele é o nosso sagrado. O terreiro mais importante de todos. 

Quando jogamos um papel na rua, provocamos queimadas por descuido, poluímos nossos rios e mares, estamos desrespeitando nossa religião, nossos Orixás e a Deus. Cuidar do nosso mundo é como fazer uma prece/oração, é religar a DEUS. 

Pensem sempre nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.