quarta-feira, 25 de julho de 2012

Umbanda e a porta dos desesperados


Estes dias escutei alguns irmãos meus reclamando que grande maioria das pessoa que vem ao terreiro que fazemos parte só buscam a solução do seus problemas e logo que conseguem vão embora. Alguns ainda falam mal da religião como se nunca tivessem pisado no lugar. Nesta hora me veio à cabeça um bloco do programa do apresentador Serginho Malandro, ainda quando passava na emissora de televisão Globo, que se chamava a porta dos desesperados. Para quem não conhece ou não se lembra, neste bloco, o participante escolhia algumas portas. Caso encontrasse a correta levaria o premio. Caso contrario, um monstro aparecia para assustar o participante.

De uma forma bem caricata esta é a imagem de tais frequentadores que adentram nossos templos em busca de auxilio. O camarada que o seu “premio” então ele vai buscando varias religiões em busca de resolver seus problemas. Ele sabe que atrás das “portas” pode encontrar algum “monstro”, mas ele se arrisca. O interessante que os terreiros de Umbanda que seriam o “monstro” da vez acabam sendo a porta em que eles encontram o “premio” e acabam por solucionar seus problemas.

Sinceramente eu penso que a função dos terreiros é ajudar QUALQUER pessoa independente do que poderá ser dito posteriormente. Este texto não é para criticar estas pessoas mas para esclarecer algumas coisas.

1-      Umbanda é religião: Sendo assim nós não somos um punhado de sombras de outras religiões. Temos fundamentos, valores e preceitos.
2-      Umbanda não é pronto socorro: Toda casa Umbandista prega o bem e o mais importante. Prega a mudança interior. Umbanda é escola. Escola da vida. Umbanda é casa de mudança.
3-      Umbanda não se presta a praticas egoístas: Não adianta você querer que umbanda trouxesse a pessoa amada, descubra infidelidades, preveja a morte, destrua inimigo.  O que se encontra em casa de Umbanda é o ensinamento e a motivação para que você corra atrás.
4-      Umbanda não faz negocio: Nem adianta pensar que tudo na vida tem seu preço. Umbanda não se cobra e os trabalhos são sempre em prol do progresso.
5-      Umbanda prega princípios: A umbanda é amor, caridade, fé e fraternidade. Umbanda se resume nestes princípios.

Realmente a Umbanda vai acolher as pessoas de braços abertos, como acolheu a mim e acolhe sempre que necessito dela. Entretanto se você acredita que a Umbanda vai te dar alguma coisa de mão beijada é melhor repensar se seu lugar é mesmo uma casa Umbandista.

A Umbanda ensina a pescar e te coloca uma vara na mão. Se você pensa que os peixes virão de encontro a ela provavelmente morrerá de fome.

Ah e as pessoas soubessem que o maior beneficio que temos vem depois que resolvemos nossos problemas imediatistas. A Umbanda de verdade vem depois disso pois ela nos ensina a viver.

Eu ainda acredito que as pessoas vão conhecer a verdadeira Umbanda. E quando este dia chegar o mundo vai se tornar um lugar melhor de se viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.