quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Meus heróis


Nossa caminhada é longa e cheia de armadilhas que vez ou outra acabamos caindo e a pior armadilha é aquela que armamos para nós mesmos. Nos iludimos, nos encantamos, nos enganamos. Vemos nossos pais, parentes e amigos como heróis e como nossos heróis nos decepcionam, pois como nós, eles também estão passiveis a erros. Julgamos a vida ser mais cruel do que merecemos. Nossas tentativas de luta contra nossos vícios do egoísmo e orgulho são insuficientes. E vamos seguindo sem perceber o cansaço.

“Ora. Sou apenas um pobre homem.”

Questionamos nossa fé, nossas crenças. O céu perder o brilho e a comida perde o gosto. Parece que somos apenas passageiros de uma jangada no meio do oceano.  Mas é nesse momento de solidão no meio desse mar de gente é que acabamos olhando para dentro.


Por mais enfraquecida que esteja nossa fé, quando ouvimos os atabaques abrindo os trabalhos o brilho volta aos olhos. Quando o caboclo vem das matas como guerreiro invencível entoando seu brado um arrepio toma todo nosso corpo de tamanha emoção. Quando as crianças chegam do jardim da vovó, um sorriso irresistível brota como mágica em nosso rosto. Quando nossos queridos pretos velhos vem descendo a serra e aquele aroma de cachimbo toma conta do ambiente sentimos um aconchego indescritível. Na gargalhada do exu sabemos que ali está um grande amigo. É nessa hora, mesmo sem uma palavra, sentimos vergonha de ter questionado nossa fé ,nossa crença e somente estes pequenos momentos são suficientes para renovar tudo que achávamos ter perdido. Isso acontece porque somos umbandistas e só um verdadeiro umbandista entende estes pequenos momentos. É a certeza que nunca deixa de bater dentro do coração. A certeza que eles sempre estarão ao nosso lado e mesmo depois de muitos erros quando olharmos para o lado lá estarão às mãos amigas estendidas para nos ajudar a levantar.

E se você tinha alguma duvida ou nunca havia pensado nisso, nessa hora você sabe.

Eles são meus melhores amigos. Eles são meus heróis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.