quarta-feira, 6 de março de 2013

Força é Deus quem dá

Com esse clima de quaresma continuo em reflexão sobre tudo que venho fazendo e sendo dentro da Umbanda. Já não sou mais um neófito mas também não me desponto com décadas servindo a religião. Certa vez vi um vídeo na internet falando que somos neófitos até quase 7 anos de terreiro e que nessa media de tempo a fascinação toma conta dos nossos passos e queremos vivenciar com muita cede essa religiosidade. Depois disso que a realidade bate a nossa porte e podemos realmente nos considerar Umbandistas. Realmente depois de um tempo passamos a ver as coisas com outros olhos e conseguimos ver a real beleza de tudo que fazemos e vivenciamos.

Aprendemos a conhecer a verdadeira essência das entidades e sentir com o coração tudo que aquilo representa em nossas vidas.

Por que digo isso? Dias atras eu me deparei com um desanimo surpreendente. Comecei a questionar muitas coisas. Más condutas de irmãos que deveriam ser exemplo. O uso da hierarquia para imposição de ideias. E isso dentre outras coisas. Confesso que foi me desanimando. Eu sabia que não devia me desanimar com coisas tão ínfimas. Sabia que tinha que me fortalecer na espiritualidade que cuida tanto da gente. Então, aos pés do peji me pus em oração. 

"Me ajudem. Eu não quero fraquejar."

Eu sabia que logo alguma coisa iria acontecer. Fiquei esperando. A reunião começou e nada de diferente. As entidades começaram a descer e fiquei no aguardo que alguma delas me chamasse para prestar o "socorro" ao qual tinha eu pedido. Mas nada aconteceu. Então me concentrei para receber o preto velho que trabalha comigo. Os trabalhos transcorreram bem como de costume. Quando ao fim de tudo, antes de meu querido pai "subir", ele mesmo começou a me aconselhar. Foram palavras de consolo. Palavras de incentivo e palavras de reflexão. Quando ao termino disso tudo disse a ele. "Não esperava que fosse o senhor que viesse me auxiliar." e veio a resposta "Quem melhor que eu, que trabalho com você a tantos anos para dizer o que é preciso ouvir. Fique com a paz de Oxalá meu filho querido." e se foi.

Minha surpresa foi enorme. Já avia trocado algumas palavras com ele em outras ocasiões mas nunca dessa forma. O mais importante é que me enchi de força e animo para continuar minha jornada.

Agradeço a todas as forças por nunca me desamparar. Serei eternamente grato ao amparo que recebo dia apos dia.

Resolvi escrever este texto pois percebo que muitos de meus irmãos, não só do centro que frequento vem desanimando da religião por coisas que na realidade não pertencem a religião. No entanto elas estão presentes em todos os lugares, inclusive dentro dos templos religiosos. Por isso, busquem forças no que realmente fortalece e no real motivo de estarmos na estrada que estamos.

Força meus irmãos pois a Umbanda é feita de luta.

Que a paz de Oxalá esteja com todos nós. 

Um comentário:

  1. estou me encontrando agora,quando conheci a umbanda,minha vida tava toda tumultuada,hj consigo me encontrar e me conhecer melhor!!!! obrigada a umbanda pela força que passaram e por me ensinar a me amar antes de tudo!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário.